Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

"Leitura dos meus contos com Andrea Wanger e Cecília Escanhoela"(2.010)


Fotos: Luiz Andreguetto

Na noite de 14 de dezembro na Livraria Cultura - Iguatemi - As atrizes Andrea Wanger e Cecília Escanhoela leram durante o coquetel, dois contos: Casa (Rapunzel) e Casa (Leitor) paar deleite do público, ambos do meu livro "Casa Nua". Estes dois textos, além de outro foram adaptados para teatro por mim e estão em processo de ensaios. Fiquem atentos para o espetáculo "Mulher Livro" estrelado por elas e com direção de Oswaldo Righetti.

(clique para ampliar)
Cecília Escanhoela e Andrea Wanger

(clique para ampliar)


(clique para ampliar)

(clique para ampliar)

Elas literalmernte "vestiram a camisa".

(clique para ampliar)

(clique para ampliar)

(clique para ampliar)

(clique para ampliar)

(clique para ampliar)

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Fotos - Coquetel de lançamento do meu livro "Casa Nua"(2.010)


Fotos: Luiz Andreguetto

Segue abaixo, algumas das fotos da noite de lançamento de meu primeiro livro "Casa Nua". Aconteceu na Livraria Cultura, no dia 14 de dezembro às 19 horas. Leitura de contos do livro, com Cecilia Escanhoela e Andrea Wanger na postagem acima.

(clique para ampliar)

(clique para ampliar)

(clique para ampliar)  

Com a amiga Sandra Rigatto

(clique para ampliar)

(clique para ampliar)
Com Filipe e Fernanda Godoi. 

 
(clique para ampliar)
Minhas primas, Sandra Navarro,  Débora Aranha e Dulce Di  Martino.

 (clique para ampliar) 
Eu e minha tia, Marlenne Navarro

(clique para ampliar)
 Joaquim Andrade, Dora Mazzer e Clarete Paranhos.

(clique para ampliar)

(clique para ampliar)
Joaquim Andrade, Marcia Begue, eu,  Lênio Mendes e Fernanda Bronzeado.

(clique para ampliar)
Edi Alexandre, eu, Flavio Belato e Dani Magalhães.

(clique para ampliar)
Eu entre Débora Aranha e Dora Mazzer
.
(clique para ampliar)
Estou entre os amigos Bruno Ribeiro e Bruno Turcato.

(clique para ampliar)
Atrás de mim estão: Larissa pedretti, Gabriella Puzzilli,
Gisele Vechin e Mirelle Miranda

(clique para ampliar)
Estou entre os amigos Carlos Rosa e Oswaldo Righetti.
 

sábado, 18 de dezembro de 2010

"Lançamento do meu livro na Livraria Cultura no Iguatemi"





Se você quiser adquirir um exemplar, acesse o link abaixo:


Aconteceu na noite do dia 13 de dezembro de 2.010, a partir das 19 horas o tão esperado ,  pelo menos de minha parte, coquetel de lançameto de meu primeiro livro "Casa Nua", de contos, crônicas e poemas com a temática "casa". Estiveram parentes, amigos de diversos segmantos pretigiando a noite de autógrafos. Participaram as atrizes Andrea Wanger e Cecícila Scanhoela, acda uma leu um conto para instigar o público. Por ali passram mais de cinquenta convidados na noite e mais da metade dos livros expostos foram vendidos. Agradeço a todos pela presença que já foi um grande presente de natal. O evento aconteceu com todo apoio, gentileza e estrutura da Livraria Cultura e da responsável pelos eventos, Flavia Guimarães.

As fotos do evento são de Luiz Andreguetto.

(clique para ampliar)

(clique para ampliar)

Prefácio de "Casa Nua"

“A cosmogonia compartilhada”

Hoje em dia tudo pode ser poesia – e deve, pois a poesia sempre será a arte que abarca tudo por excelência. Escrever poesia, no entanto, pode ser diferente, porque não implica apenas sentir a poesia de tudo, ou ser poeta no sentido de viver a poesia (como muitos o fazem, sem escrever). O ato da escrita pressupõe uma atitude, não só um ofício, mas uma ação e posição que – aí sim – lida com percepção e sentimento individuais para conseguir ser expressão compartilhada. Falo então de escrever poesia em qualquer formato: verso, prosa, prosa-poética, etc.
         Em “Casa Nua” é possível encontrar a ação do escritor Cesar Póvero (que também é dramaturgo e ator) através de duas linhas de força poéticas básicas. Primeiro, a escolha do tema, “casa”, que se encaixa perfeitamente no caráter simbólico de seu texto – uma vez que a poesia, aqui, resignifica esta “construção” grande, forte e singular por natureza, mas que guarda uma solidão enorme se não habitada. Como a vida, a escrita aqui se faz desta experiência entre o ser que preenche o mundo e o espaço que constrói este ser – ambos se representando.
Neste tipo de espelho mais belo, Cesar Póvero sabe dispor a temática de forma especial, ou seja, extremamente humana, universal e simples: “nua”. A segunda chave de sua leitura, o apelo ao ser e ao seu corpo singular, é a porta única, estranha e linda que a nudez da casa revela e pela qual é possível entrar, como se a totalidade do ser se desse, novamente, pelo que ele é primeiro, e pelo que sempre será...
Ao longo de seu livro, Cesar escreveu a poesia em imagens particulares que, devido ao seu tato artístico, expressa e comunica a literatura necessária sempre em qualquer época e a todos – posto que abre possíveis terras (casa) a serem habitadas plenamente (nua) pelo ser vivo e eterno.
Marcelo Beso
(escritor e mestrando em Letras pela Unicamp)

sábado, 11 de dezembro de 2010

"Conclusão dos meus alunos em Cosmópolis" (2.010)

(clique para ampliar)

Para ver a matéria completa, entre no link abaixo:

http://www.cosmopolis.sp.gov.br/textos/imprensa/emexibicao.php?id=591

 ...Além dos cosmopolenses que subiram ao palco pelo Projeto de Teatro oferecido na Rede Municipal de Educação e na Biblioteca, mais seis artistas representaram o seleiro de talentos da cidade durante a Oficina “Montagem Teatral – Romeu e Julieta”, realizada pela Associação Amigos das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo (ASSAOC), em parceria com a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Cosmópolis.

 (clique para ampliar)

 (clique para ampliar)

 (clique para ampliar)

 (clique para ampliar)

(clique para ampliar)

(clique para ampliar)

 (clique para ampliar)

Alunos(da esquerda para a direita):
Alef Alves Negreiros, Valéria Jorge Ramos, Filipe F. Godoi, Karina Dias Souza, Erica Macedo Oliveira e Paolo Deon Conservan.
A oficina, destinada a adultos e iniciantes no Teatro, foram coordenadas pelo ator Cesar Póvero e aconteceram em oito sábados, entre 16 de outubro e 11 de dezembro, na EMEB “Dr. Moacir do Amaral”.
O resultado foi o espetáculo “Romeu e Julieta, o Teste”, apresentado ao público no último sábado (11/12), às 16 horas, no plenário da Câmara Municipal de Cosmópolis. A montagem trouxe fragmentos originais da obra “Romeu e Julieta”, de Willian Shakespeare, com leitura dramática, texto de criação coletiva e improviso dos alunos.

O álbum completo pode ser visto no Facebook no link abaixo:

http://www.facebook.com/album.php?id=100000230822412&aid=44184


sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

"Conclusão dos meus alunos em Hortolândia" (2.010)

(clique para ampliar)

 (clique para ampliar)

 (clique para ampliar)

Aconteceu, no dia 10 de dezembro de 2.010,  no Espaço C.A.C. em Hortolãndia, a apresentação de conclusão dos meus alunos na Oficina de Iniciação Teatral - "Conhecendo e Interpretando o Teatro Brasileiro", em oito encontros de tres horas de duração, totalizando 24 horas de curso. A apresentação para amigos e parentes dos participantes de se deu com "Natal's Bar". Texto desenvolvido em cima de exercícios de criação  de dramatuirgia e atuação. Oficinas culturais do estado realizadas pelo POIESIS, através da Casa Hilda Hilst.


 (clique para ampliar)






segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

"Casa Nua" - Divulgação (2.010)


Faz algumas semanas que estou na divulgação da noite de lançamento de meu primeiro livro. Então, o blog "entra em repouso" para dar destaque a um momento importante na vida de um escritor. Assim minha literatura, além textos na internet, imprensa escrita, vídeo e dramaturgia em palcos, torna-se livro, já havia saído três textos publicados em três coletâneas. Segue abaixo o flyer de divulgação.







“Um casal adentrava a casa nua. Teto, paredes, chão, portas e janelas em nudez total de abandono. Apenas uma leve camada de poeira com certa fragrância de mofo no ar que era a transparência do véu que tentava velar aquela nudez tão tímida. O casal não queria comprar ou muito menos alugar uma casa, eles somente precisavam acasalar. A casa lar, não!...”





segunda-feira, 25 de outubro de 2010

"Estréia do meu folhetim eletrônico - Blood/Marilyn" (2.010)



Estreou hoje minha colaboração como escritor para o blog "Na Língua do Ju". Blog especializado em noite, pistas, músicas, moda, etc. Blood/Marilyn tem a proposta de textos curtos para a internet contando a saga de um vampiro/vampira bem diferente. 

Durante as aventuras do mesmo/mesma, você vais descobrir o porquê do título. Aproveitando a febre dos vampiros na mídia, mas realizando um desejo antigo, já que sempre assisti os clássicos de vampiros e os pós classicos desde "A Dança dos Vampiros" de Roman Polanski, além de "Amor a Primeira Mordida", "Hora do Espanto", o cultuado "Fome de Viver" e a atual série da HBO,  "True Blood". O link do Blog 

"Na Língua do Ju" é http://nalinguadoju.blogspot.com

.


quinta-feira, 21 de outubro de 2010

"Início de Minha Oficina - Conhecendo e Interpretando o Teatro Brasileiro"ASSAOC (2.010)


(clique para ampliar)


Teve início no dia 21/10/2010 (quintas-feiras) a "Oficina Montagem Conhecendo e Interpretando o Teatro Brasileiro", com o objetivo de proporcionar aos participantes a vivência de uma montagem.

 (clique para ampliar)

O processo inclui técnicas vocais e corporais, improvisos, trabalhos praticos  e teóricos envolvendo o universo do Teatro Brasileiro, suas fases e destaques. Finalizando com a apresentação detexto a ser escolhido pelos participantes.

 (clique para ampliar)


 (clique para ampliar)

Horário: 18h.30 às 21h.30
Público: Iniciantes
Faixa Etária: Adultos
Conclusão em 02/12/2010

Local CAC Centro de Arte e Cultura, Rua Manuel Antônio da Silva, 365, 
Jd. Nossa Senhora de Fátima - Hortolândia - SP.


sábado, 16 de outubro de 2010

"Início de Minha - Oficina Montagem Romeu & Julieta" ASSAOC (2.010)



Teve início no dia 16/10/2010 (aos sábados) a "Oficina Montagem Romeu & Julieta", com o objetivo de proporcionar aos participantes a vivência de uma montagem.


Com título - "Montéquio X Capuleto", o processo inclui técnicas vocais e corporais, improvisos, trabalhos praticos  e teóricos envolvendo o universo do autor e do Teatro Elisabetano. Finalizando com a apresentação de uma leitura dramática performática utilizando os fragmentos da obra de Shakespeare.

Horário: 14h. às 17h.
Público: Iniciantes
Faixa Etária: Adultos
Conclusão em 11/12/2010

Local EMEB, Dr. Moacir Amaral, 
Rua Antonio Carlos Nogueira, 712, Centro - Cosmópolis - SP.


terça-feira, 12 de outubro de 2010

Minha Palestra - "O Não Realismo no Figurino Teatral" (2.010)

(Clique para ampliar)

Na foto acima, Maria Alice Ximenes e eu.

Aconteceu sábado, dia 10 de outubro a minha palestra sobre figurino no teatro, a palestar fez parte dê uma série de palestar e eventos que fizeram parte da III Semana de Moda da Livraria Cultura com curadoria de Maria Alice Ximenes e Flavia ...... resposável pelos eventos da livraria. Na palestra falo rapidamente do figurino no contexto histórico do teatro ocidental e sua evolução até os dias de hoje com destaques para vários figurinistas, montagens e companhias. Apresento também meus últimos trabalhos em figurinos e customização de peças, tudo focado no "Não Realismo" que acredito que pede o bom teatro.

 (Clique para ampliar)

Eu, Jorge Marcelo Oliveira, Flavio Lotufo
(apresentaram palestras sobre figurinos no cinema)
e Maria Alice Ximenes